terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

A Guardiã - O Livro de Jade do Céu; de Ana Kandsmar [Opinião Esboço]


Uma das melhores autoras de literatura fantástica de sempre!!!

Como referido em posts anteriores a literatura nacional tem marcado presença assídua nas minhas leituras, leituras essas que em nada me desapontam, como foi o caso desta obra que em tanto me elevou a consideração pelos nossos autores.
Neste livro acompanhamos a história de Luana Kelman, uma arqueóloga que desde criança experiencia estranhos sonhos sobrenaturais, que acabam por não ser assim tão irreais, e a descoberta da sua verdadeira identidade e destino.
Primeiro que tudo queria deixar o meu elogio à fantástica capa deste livro, que de maneira bastante interessante enquadra um pouco de tudo o que se passa ao longo da acção, além de ser bastante bonita.
Este livro apresenta-nos um cenário em que a ciência e a mitologia conseguem convergir na perfeição para explicar as origens deste universo como o conhecemos, conseguindo até que pessoas descrentes, como é o meu caso, por alguns momentos parem e pensem que a ideia de existirem seres superiores que interferem com as nossas vidas não seja assim tão desbocada.
O decorrer dos acontecimentos não é nada forçoso, decorre de forma natural e ritmada, ao contrário de outros livros em que a informação é jorrada em meia dúzia de páginas e o resto da narrativa é parada e sem ação.
O triângulo amoroso Gabriel-Luana-Michel,… (Ahhh!!!) fantástico, viciante, cativante, só lendo vão perceber o que quero dizer.
Adorei sobretudo como a autora descreve os devaneios de Luana, a suas viagens mentais aos locais do nosso planeta onde esta já viveu, as sensações que transmitem, as imagens, os cheiros, os sons…
A minha personagem favorita foi sem dúvida o Michel Eneus, apesar de ter uma personalidade por vezes um pouco egocêntrica não consigo deixar de compreender e aceitar as suas ações e motivações, além de ser giro...
Esta foi uma experiência incrível que me fez ver que talvez a literatura fantástica em Portugal seja mesmo isso, fantástica, quero procurar outros livros como este, que me façam viajar para outras realidades.
E com isto findo a minha opinião, até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário